sexta-feira, 26 de julho de 2013

Resenha #5: A Comédia Trágica ou a Trágica Comédia de Mr. Punch

  
 

   Este rápido romance, escrito por Neil Gaiman e Dave Mckean é uma historia de segredos e infância, onde te faz pensar até que ponto a memória do personagem o enganou e até que ponto o que aconteceu era real.
   Para quem não sabe, Mr Punch é de uma história de fantoches, Punch e Judy, em que sem rodeios, é o tipo de comédia em que leva morte o tempo todo para educar as crianças, em outras palavras, seria talvez, um South Park ou os desenhos adultos que passam no Comedy Central, mas sem sangue, apenas um porrete.
   O teatro com o casal de bonecos Punch e Judy é uma tradição britânica pelo menos desde o século XVII. A história varia um pouco, mas quase sempre envolve Mr. Punch não conseguindo cuidar do bebê do casal, e aí levando pauladas da esposa Judy, até que chega um policial para resolver o caso. Para os britanicos, esta história e narrativa é bem comum, o que gera um certo estranhamento nas primeiras páginas em que você conhece o Mr. Punch, mas muitas vezes você encontra vídeos no youtube ou até mesmo no filme Charada com Aurey Hepburn, mostra uma rápida cena dela explicando o que ocorre na história de fantoches.
   A HQ em si é muito bem explorada, geralmente, quem lê bastante presta mais atenção no texto e quem desenha presta atenção nas gravuras, isso é normal, um fato, mas a parceria de Dave Mckean e Neil Gaiman é muito interessante, pois quando há textos maiores, as gravuras são mais simples e quando há gravuras mais específicas, os textos são rápidos, fazendo essa alternância e assim havendo uma apresentação gráfica, muito mais interessante.
   
   A sinopse da história, com poucos rodeios é a seguinte:
   Em Portsmouth, cinzenta cidade do litoral da Inglaterra, um garoto passa uma temporada inesquecível na casa dos avós. Um período de amadurecimento e descobertas, reveladas por personagens insólitos: seu tio-avô Morton, marcado desde a infância por uma deficiência física; uma misteriosa mulher, que ganha a vida interpretando uma sereia, e Swatchell, um artista com um passado obscuro. À medida que as histórias desses personagens se entrelaçam e se desdobram, o garoto é forçado a confrontar segredos de família, estranhos fantoches e um pesadelo de violência e traição, em uma sombria fábula sobre o fim da infância - e da inocência - e a passagem para a vida adulta. Mr. Punch foi escrito por Neil Gaiman, aclamado autor de Sandman, Deuses Americanos e Coisas Frágeis, e ilustrado por Dave McKean, premiado artista de Asilo Arkham e Cages. Parceiros de longa data, já realizaram diversos trabalhos juntos, entre eles a graphic novel Sinal e Ruído. 

   O começo do livro é muito interessante, por que te remete a pensar sobre o seu próprio passado, a nostalgia do livro, do jovem homem se recordando de seus avós.
   Outro detalhe que tenho que frizar é que este livro não é só de Neil Gaiman, ele escreve muito bem, as passagens são ótimas, a história é intrigrante, mas sem as colagens e traços de Dave Mckean, creio que o livro ou hq ou graphic novel, como preferir, não daria tão certo. Seria talvez, mais algum conto de Gaiman ou talvez nada, pois a mesma necessita do visual, das cores e das palavras, se juntando sendo apenas um corpo e assim, chegando aos seus olhos.
   O preço sugerido desta é de 49,00, mas se caçar no submarino, você pode encontrar algumas promoções.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário