domingo, 29 de setembro de 2013

RECOMENDO #3 Curtas que lhe dão frio na espinha



   Cinema. A arte de gravar o movimento para todo o sempre, seja em forma de longas de horas com músicas ou histórias dramáticas ou com curtas para te fazer pensar sobre como as coisas são, até mesmo comerciais, mas existem outros nessa categoria de curtas, aqueles que te fazem arrepiar e é sobre estes que gostaria de comentar neste post, principalmente frisando os projetos do escritor André Vianco e o não tão famoso terror espanhol.
   O que sempre chamou minha atenção no terror são as diversas formas de tentar fazer o espectador gritar ou sentir a famosa tremedeira. Talvez eu tenha nascido vacinado contra estes sentimentos de horror quando assisto a longas ou curtas do gênero e assim, apenas consigo rir com algumas tentativas toscas dos cineastas tentarem te fazer gritar ou das "babaquices" que a personagem faz durante o mesmo.
   Mas os curtas acho que são alguns que mais me dão medo, pois na maioria das vezes, não há um fim explicito, pois é apenas um vídeo rápido de uma história maior e diferente de um filme, curtas nem sempre tem que terminar bem. Um exemplo é um dos meus preferidos em espanhol, não precisa saber a lingua para entender, há poucos diálogos, mas um incrivel mistério, o nome do mesmo é La Cabina. Veja abaixo o vídeo e vai entender o que estou tentando dizer:


   Os curtas em sua maioria são realmente curtos, às vezes, de quinze minutos ou de trinta minutos, o que confundem muitos, pois até que ponto ou tempo os curtas são curtas, existem leis que descrevem o mesmo (o que para mim de certa forma é ridículo, pois também te faz pensar até que ponto um conto é um conto, quantas palavras tem de haver etc) que no Brasil é de igual ou inferior a 15 minutos e nos Estados Unidos da América (EUA) é de até ou inferior à 30 ou 40 minutos.
   Mas não estamos aqui para falar do tempo ou das leis cinematográficas dos curtas.
   
   O ser humano sempre gostou um pouco de sentir medo. A aflição de certa forma traz uma emoção àquela
hora em que você assiste o filme ou aquele livro penetrante do Stephen King.
   E assim chegamos aos atores de terror e seus curtas. Sei que Stephen King não tem nenhum curta, na verdade são todos longas, por exemplo, de cerca de vinte filmes de terror em uma locadora, pelo menos uns três serão baseados em histórias do Stephen (Existem três filmes da Carrie, A Estranha e ainda está surgindo mais um), mas um ator brasileiro tem, André Vianco. As histórias dos livros do mesmo giram em torno de fantasia, terror, suspense, romance e em sua maioria ligado a vampiros, nem sempre o belo e sedutor, mas também como demônios estranhos com desejo por sangue, o mesmo ultimamente vem modificando a sua unica mídia e tentando aumentar o mercado o qual trabalha para a direção. Veja um de seus curtas:


  
   Este foi o primeiro curta feito por ele, de nome A Flor. As temáticas da história de André, partem para um tipo de suspense psicológico, muito similar à alguns curtas espanhóis, como um à pouco tempo lançado por Javier Pérez, En Puntas, que não é um terror normal, é do tipo que lhe dá aflição a cada detalhe e faz seu coração bater acelerado com diversas exclamações e ao fim, com o silêncio, sem aplausos ou nada sua mente divaga até que ponto uma bailarina se dedica e até que ponta os aplausos a preenchem ou não. Veja você mesmo:


   A maioria não para muito para olhar o cinema espanhol, pois nossas vitrines sempre se enchem com filmes norte-americanos, o que é uma lastima, não há muito o que dizer, apenas mostrar, pois imagens valem muito mais que palavras neste post:


De início o filme MAMA foi um curta também feito por Guilhermo Del Toro
conhecido pelo O Labirinto do Fauno

   Eu ia colocar aqui mais três curtas de Nacho Cerdá, estes mesmos são um pouco pesados, alguns não curtem, pois ele, tenta fazer o clássico de cenas tensas para enojar o telespectador e por medo no mesmo, é muito bom, recomendo, mas é sempre bom ter estômago para isso, vou disponibilizar os links, mas não me responsabilizo (haha): La Trilogie de La Morte composto por The Awaking, Afthermath e Genesis.
   Claro que existem outros curtas muito bons do cinema norte americano, como O Assassino Terrivelmente Lento Com a Arma Extremamente Ineficiente (é meio comédia), Touch Of Evil: Rooney Mara e outros, mas um que amo, com a voz de Vicent Price e feito por Tim Burton é o curta de nome Vincent, uma bela animação, veja:


   Então é isso, tem varios outros curtas de drama muito bom como Eu Não Quero Voltar Sozinho, um curta brasileiro que saiu há alguns meses, ainda há alguns curtas da Disney que muitos conhecem como Paperman, mas quem me conhece sabe que sou fascinado pelo terror e o que ele provoca na psique humana e por isso, este foi o meu foco, espero que tenham gostada das minhas recomendações e até mais, meus leitores de lugar nenhum.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário