terça-feira, 31 de março de 2015

Top 5: Motivos para se ler a nova Ms. Marvel

Por que gostar de Kamala Khan?


Kamala Khan, a jovem que tomou o nome de Ms. Marvel e decidiu usar seus poderes de inumana para ajudar a sua cidade, New Jersey.

Uma personagem tão singular que ao mesmo tempo divide opiniões, o que quero dizer que vejo tantas pessoas a chamando de “queridinha” quando dizendo “prefiro a Miss original.”

E são opiniões completamente válidas. Pelo motivo que recentemente foi divulgado que ela vai se juntar aos Vingadores (Tudo novo, tudo diferente), um post dizendo cinco motivos pelos quais se deve ler a sua HQ não seria mais do que interessante agora.

Então, respire fundo e entre no mundo da Ms. Marvel.
1
             Kamala é “gente como a gente”
Isso não é algo único dos quadrinhos, vários outros personagens tem uma ligação forte com seus fãs,
por que se não tivessem, não teriam fãs. Mas, a Kamala é quase como uma representação dos fãs de histórias em quadrinho em uma história em quadrinho. Exemplo? Quando ela encontrou o Wolverine, tirou uma selfie com ele, fez diversas perguntas e por fim ainda falou da sua fanfic que escreveu sobre ele e a Tempestade.

A sua fanzice exagerada descreve qualquer fã que estivesse nesse mundo dos quadrinhos. Alguns vão dizer que a escolha do seu nome, Ms. Marvel, é apenas um jeito de trazer mais foco para a personagem, mas ao mesmo tempo é uma homenagem de uma garota que provavelmente não teria mais ideia de que outro nome poderia usar. E se basear numa pessoa que você “ama”, talvez fosse a melhor coisa.

      O discurso que ela carrega
A Ms. Marvel não é apenas uma islamita, mas também uma adolescente. Logo, ela carrega dois discursos fortes durante a leitura da sua HQ solo. A primeira é a de que devemos respeitar outros tipos de religião. A mesma se tornou um símbolo de liberdade de expressão e contra a islamofobia (a sua origem e o que isso percurte é tema para um outro post).

Mas como disse, ela é adolescente, logo ela tem que passar por tudo que o Peter Parker e diversos
outros passaram ou ainda passam. Mentir para os pais, sair escondida, se preocupar com o que pode acontecer com as pessoas que ama, mas claro, ainda tem que escutar o famoso “você é uma preguiçosa que não faz nada” (ninguém disse para ela).

Em um dos seus último arco, a personagem ficou atrás de adolescentes desaparecidos e no fim dela, quando ela descobriu que eles foram embora por espontânea vontade, por que eles acreditavam que não serviam para mais nada, ela fez um discurso mostrando que não devemos desistir de uma geração que ainda nem se mostrou.

É uma personagem que trás um novo tipo de adolescente que tenta se conectar a tudo e a nada, mostrando problemas que o Homem-Aranha não precisou passar.

      Ser inumana
Os inumanos são a “ralé” da vez, isto é, antes os mutantes eram os personagens excluídos da sociedade tentando tomar um lugar nela, hoje, mesmo com os preconceitos contra o gene X, temos um maior contra essa nova “raça”, os inumanos.

E esse preconceito não surge apenas entre os personagens, mas também dos leitores.

Os inumanos são pessoas que possuem um gene adormecido e que devido a eventos recentes, alguns deles desenvolveram essa mutação. Kamala está entre eles e logo tomou um lugar de mérito com uma HQ solo.

Ser inumana é um motivo para ler a HQ dela, pelo motivo de mostrar que isso não afeta em nada as suas histórias. Ela continua sendo tão boa quanto qualquer outra dos Vingadores, X-Men, etc.

      O holofotes sobre ela
Mesmo sendo uma personagem muito nova, a mesma já teve diversos encontros com outros
personagens, como o Wolverine e Homem-Aranha (e já recebeu uma aprovação dos dois).

Além disso, recebeu um arco em Secret Wars, chamado de Last Days, que vai lançar no meio do ano nos EUA e recentemente foi inserida no novo grupo dos Vingadores, os All New and All Different Avengers (Vingadores: Tudo novo e Diferente).

A mesma estará do lado de outro personagem controverso, que recebe tanta fama quanto bicos torcidos, Miles Manara, o Homem Aranha do Universo Ultimate.

O fato de eles serem bem novos para formarem uma equipe que tem do lado o novo Capitão América, Homem de Ferro, Visão, entre outros pode se tornar um problema, ou não. Só podemos esperar para saber.

      Por ela
A personagem é incrível, pelo menos para mim, inteligente, determinada, interessante, cheia de problemas e detalhes que podem ser bem trabalhados.

Mais do que suas características que você pode encontrar em praticamente todos os heróis da Marvel ou DC, a Kamala possui um “quê” que faz você gostar dela na primeira história.

Suas histórias fazem aquela divisão entre uma vida de heroína e uma de estudante, coisa que sumiu um pouco nas revistas principais de super-heróis. Mas claro, também tem a Batgirl ai para disputar com ela.
Um motivo que não precisa ser explicado.

Ms. Marvel se tornou uma queridinha por diversos motivos, sua descendência nem um pouco usual para esse mundo, seu estilo nerd, seu jeito fofo, seu nome que remete à um tempo tão longinguo das HQs, dentre outros.


Mas por ser inumana e ter pego o nome de uma referência como heroína, muitos tem ficado com o pé atrás com a personagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário