terça-feira, 7 de abril de 2015

O FENÔMENO DO DESENHO NONSENSE ENTRE OS JOVENS ADULTOS















Por que é tão viciante?

Recentemente me recomendaram um desenho que tem tomado um espaço maior que A Hora de
Aventura, esse desenho é Steven Universe. Talvez tenha sido no episódio piloto ou no quinto episódio, mas logo me veio a pergunta: Por que esses desenhos são tão viciantes?

O enredo principal é bem simples, os traços são mais ainda e o que mais chama atenção são as cores extravagantes na tela. Provavelmente há algum tipo de psicologia por trás das cores dos desenhos, mas isso não vem ao caso.

Após 53 episódios de Steven Universe, de ter ido assistir a Bee and Puppycat (do canal no youtube Cartoon Hangover) e ter revisto alguns episódios de Hora de Aventura, acredito que entendi o por que desse vício não tão repentino.

Talvez o que tenha me feito chegar nessa pergunta não tenha sido o seu sucesso, por que há todo tipo de desenho tendo fama (vide Peppa Pig), acredito que minha grande questão foi quando um rapaz de vinte anos ficou maravilhado com a minha blusa do Jake, ou quando a pessoa que me recomendou 
Steven Universe tinha 26 anos, isto é, quando eu percebi que a audiência majoritária destes tipos de animação são dos 15 anos até os 26.

Mas não é difícil de entender, essa mesma geração, tendo foco dos 18 anos para frente, pois foram esses que viam nas manhãs de sábado desenhos como Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball Z, Coragem, o cão covarde, KNB, a turma do bairro, Digimon, Pokemón, A Vaca e o Frango e eu poderia listar páginas e paginas de diversos desenhos que tomaram conta da vida desses jovens adultos.

Se passou anos e muitos ainda dizem “O Cartoon não é mais o mesmo” ou “A minha geração era muito melhor”, mas então surge um desenho onde o plot principal é sobre salvar princesas como o 
Mario fazia com a sua Peach e outro onde parece se passar no fim dos anos 90, cheio de aventuras que parecem ter sido retiradas de videogames e mais, você ainda vê um personagem jogando um Nintendo 64, um gatinho com uma laço idêntico ao da Sailor Moon e novamente, eu poderia me estender com as referências.

Esse é o que chama a atenção, um dos motivos, ainda posso citar as piadas de duplo sentido, mas os enredos repletos de referências, trazem aquele gostinho de infância. Acredito que o público infantil, de 10 anos, por exemplo, se torna mais uma consequência do que alvo.

Digo, é algo como “Vamos ser criativos, qualquer criança vai gostar disso, mas e o jovem adulto que pensa que já cresceu... Ele é um ótimo alvo”.

É estranho olharmos por esse lado, por que nos ver como alvos de uma produtora de desenhos se torna quase inacreditável. Já saímos da infância, eramos para deixar isso para trás, certo?

“Nunca deixe sua criança morrer” é basicamente o que dizem.

É verdade que Bravest Warriors e Bee and Puppycat são animações com foco para adultos, mas o interessante é você relacionar essa criação com o grande início desse universo de desenhos nonsense, que se iniciou com A Hora de Aventura, Apenas um Show e O Incrível Mundo De Gumball.

Há uma probabilidade que eu esteja errado nesta pequena análise, mas acho que quando você pega, por exemplo, Steven Universe e vê um mangá da Sailor Moon, um Nintendo 64, dois personagens com personalidades similares a Vegeta e Goku e um monstro muito parecido com o encontrado em Zelda e você lembra que ele passa no Cartoon Network, você começa a imaginar loucuras. Uma delas de que querem que eu goste desse desenho e logo, compre uma blusa vermelha com uma estrela amarela para um rapaz de 20 anos ficar maravilhado com ela.


Um comentário:

  1. Ótimo texto Junno Sena

    Estava me perguntando isso agora pouco enquanto fazia uma pesquisa para o meu podcast, e depois de uma rápida googleada (creio que essa palavra não existe) vim parar aqui, num texto que resumiu uma pesquisa que provavelmente iria durar horas haha.

    Gostei de todo o raciocínio e concordo com o que você disse, me fez para pra pensar e ver quantas referências são jogadas na minha cara cada vez assisto alguns desses desenhos.

    Acho que já me prolonguei bastante, valeu pela ajuda, até mais.

    \O/

    ResponderExcluir