terça-feira, 28 de abril de 2015

Top 5 teorias loucas de conspiração: filmes, séries e desenhos

A necessidade de explicação humana sempre surpreendendo

Não é novidade ou surpresa que apenas escrevendo a palavra “teoria” no google e diversos links de teorias de conspiração, tanto de eventos reais quanto de desenhos, filmes, séries e livros irão pipocar na tela.

Algumas delas já deixaram de ser apenas teorias e se tornaram muito mais explicações para o que assistimos, mas outras são apenas ideias sem criatividade, do tipo “isso se encaixa também naquele desenho”.

Aqui, vamos mostrar umas das boas e algumas das ruins.

1. Ele está em coma

Uma das mais comuns é o clássico de que o personagem principal está em coma depois de um acidente e agora, vive em uma realidade criada pela sua própria mente. Entre alguns dos personagens que “se encaixam” nessa teoria seriam o Finn de Hora de Aventura, Ash de Pokemón, Oliver de Super Campeões e diversos outros. Na verdade, essa desculpa se encaixa em praticamente qualquer coisa que você assistir.

Por sorte, nem todos ficam pensando na mesma teoria e tentaram prestar atenção na história. O anime Pokemón tem outra teoria explicando o fato de Ash nunca ter crescido desde a primeira temporada e de sempre estar caçando pokemóns, mas nunca atingindo seu sonho.
 
O Pokedéx diz que o pokemón Ho-oh tem penas de sete cores e que quem o ver, terá eterna felicidade. O mesmo é visto por Ash no final do primeiro episódio do anime. A grande pergunta fica: A eterna felicidade de Ash seria uma aventura sem fim procurando por pokemóns?


Finn também tem uma teoria para se desvencilhar da ideia de que está em coma, ela é quase uma crença que o desenho é exatamente sobre isso, já que existem tantas comprovações, mas nenhuma concreta a ponto de dizerem se é verdade ou mentira.

A mesma diz que o mundo de Oo é na verdade uma terra após a Guerra dos Cogumelos, isto é, uma terra pós-apocalíptica, onde seus seres se tornaram mutantes, restando apenas um humano. Vários episódios comprovam isso, desde serem vistos prédios e esqueletos de pessoas debaixo da água, até o episódio em que mostra Simon (Rei Gelado) e Marceline em um mundo apocalíptico, tentando sobreviver a zumbis (algo que lembra muito Last of Us).

2. Ele é doido

Está é uma das teorias que aparece tanto quanto a do coma. Principalmente quando o protagonista é algum tipo de salvador.

Alguns personagens que se encaixam nela são Harry Potter, Buffy, a caça-vampiros e até mesmo o Batman de Nolan.

A teoria do famoso bruxinho, diria que o mesmo foi tão maltratado pelos Dursley (nesta, eles seriam seus pais e não tios) que o mesmo enlouqueceu debaixo da escada e assim, foi levado a um hospital psiquiátrico, o qual ele imagina ser Hogwarts e tenta criar aventuras para passar o tempo. Essa é muito similar ao filme Sucker Punch.

Buffy, a querida caça-vampiros, seria apenas uma garota sem amigos, que sofria de bullying e então ficou doida. Essa é bem simples, mas claro que também podem dizer que na verdade ela está morta, em algum tipo de purgatório, sempre tentando matar as forças sombrias. Essa faria sentido, se levasse um dos episódios da série em consideração, onde Buffy se recorda de ter visto a prima morrer na sua frente quando criança.

Logo, não apenas a prima teria morrido de alguma gripe, mas também Buffy.

A trilogia de Nolan é repleta de ideias, algumas delas principalmente para explicar a origem do Coringa, mas outras para dizer que ele nunca existiu. Uma das principais diria que Alfred seria o verdadeiro pai do pequeno Bruce e por isso o seu amor e carinho pelo menino por tanto tempo e que o garoto nunca sobreviveu a sua queda no poço ocorrida no primeiro filme. Então, o mordomo, cheio de culpa e amargura, imaginaria uma vida para o filho onde ele era um herói.

3.  Estão todos mortos

Céu, inferno, purgatório.

Uma das mais conhecidas é que na verdade em Um Maluco no Pedaço, o personagem Will morreu na briga que ocorre na introdução da série e que o taxista é Deus, o levando para o céu. Também tem as creppypasta em que Will mata todo mundo, mas não estamos aqui para falar das invenções delas, mesmo sendo tão doidas quanto estas teorias.

Outra é a de que Rachel Green morreu em um acidente de carro enquanto fugia de seu casamento e que Friends, nada mais é que um purgatório onde as pessoas nele tentam redimir e aprender o que fizeram em vida.



O musical Grease também tem uma dessas. Nele, o casal nunca teria se conhecido. Em uma das músicas é dito que ambos se conheceram na praia e que Sandy quase morreu afogada, mas Danny a salvou. A teoria explica que a garota nunca sobreviveu e se imaginou sendo salva pelo último rosto que vira, Danny. A cena final onde o carro sai voando, seria como se Sandy finalmente tivesse ido para o céu.

Rugrats, os baixinhos também entra na categoria. Muitos acreditam que os bebês estão na verdade mortos e que a Angélica imagina todos graças aos seus pais negligentes.

4. Tudo faz parte do mesmo universo

Essas são as que fazem mais sentido, mas por outro lado viajam demais.

A mais conhecida é o imenso paradoxo da Pixar, onde acreditam que todos os filmes estão interligados de alguma forma. Nela, o mundo passou da dominação dos homens, para os dos objetos que ganharam vida, para os insetos e então para os monstros. A causadora disso? A pequena Boo, que descobriu uma forma de viajar no tempo e ficou na época do filme Valente, onde lá, começou todos os inícios dos eventos para no final ser encontrada pelos monstros e então voltar no tempo para a época de Valente... E, é, acho que entenderam o imenso paradoxo.

Outra, diz que os filmes do Tarantino, além de sangrentos estão interligados. Essa é confusa demais para explicar aqui, então vai um vídeo.


Samurai Jack e as Meninas Super Poderosas também entram aqui. A teoria é muito mais baseada em semelhanças que podem ser explicadas como easter eggs, mas é até interessante. Existem semelhanças na cidade, outdoors e até mesmo do personagem Jack e o Professor, o que levam alguns a acreditar que Samurai Jack se passa na cidade (ou ele já passou por ela) das meninas após uma destruição em massa.
 
Os três filmes do Tim Burton, Frankweenie, A Noiva Cadáver e O Estranho Mundo de Jack serem
sobre o crescimento, vida e morte de um mesmo personagem. Isso se dá pelos personagens principais terem um cachorro muito similar, além do traço inconfundível das animações de Burton e também do paletó listrado deles.

Também há de quem diz que Hércules e Rei Leão ocorrem no mesmo tempo, já que em uma cena, um dos personagens diz o seguinte sobre Scar: “Ele daria um ótimo tapete” e em uma cena de Hércules, aparece uma leão muito similar a Scar sendo jogado no chão. Mas claro, easter egg, de novo.

5.  Tudo uma questão de perspectiva

Além das teorias de que A Hora de Aventura é no futuro e de que Samurai Jack passou por uma Townsville pós-apocalíptica, existe também a de que Alladin se passa no futuro.

Isto é, o mundo entrou em colapso e se tornou um imenso deserto, uma das únicas civilizações que restou teria sido a arábica que retornou a sua antiga cultura. Ela tem força devido alguns trejeitos do Gênio, já que o mesmo algumas vezes imita o Jack Nicholson e veste roupas que exisitiram apenas no século 19 em algumas ocasiões.

É interessante, mas a de que a história de Alladin é apenas uma forma de um vendedor chamar atenção de seus consumidores é melhor ainda. Esta diz que o vendedor que aparece no início do filme está apenas contando uma fábula onde tem a lâmpada como protagonista para fazer com que alguém a compre.

Há quem diga que o vendedor é o próprio gênio após ser libertado por Alladin, a mesma faz mais sentido com sua dublagem em inglês, já que ambos os personagens são dublados por Robin Williams. Além de que há semelhanças entre os personagens.

Chegando ao fim, deu para ver que faltou muito como a da Caverna do Dragão, a de que as crianças do Ônibus Mágico são as mesmas do Capitão Planeta, as de que o Bob Esponja e seus amigos são mutantes e muito mais. Teorias é o que não falta.

2 comentários:

  1. Eu simplesmente amei teu post! Eu estou sempre lendo alguma teoria da conspiração, é o que não falta mesmo, mas é legal, porque apesar de loucas, são inteligentes, não podemos negar. A mais louca que já li, foi a da Caverna do Dragão, que dizia que eles na verdade estavam mortos, estavam numa espécia de inferno, e o mago, era na verdade o diabo, ou o Deus, não sei ao certo. Dizem que tinha até o último episódio no youtube e tudo mais, e que o autor tinha morrido antes de tudo ter sido revelado. Teorias malucas, claro, mas como eu amava esse desenho demais, fiquei louca atrás dessas teorias. ótimo post, muito bem construído!
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito na teoria da Pixar e do Tarantino

    ResponderExcluir